Assovale conclui nova etapa do programa de melhoramento genético da cana-de-açúcar
- comunicacaoassoval
- 30 de abr.
- 1 min de leitura

A Assovale concluiu mais uma etapa do Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar, realizado em parceria com o Centro Cana do Instituto Agronômico de Campinas (IAC).
Nessa fase, finalizada em março, foram introduzidos 8.000 novos clones, com a seleção e plantio de 166 materiais no campo F2 e 122 materiais no campo F3. Apenas 2% dos materiais introduzidos avançaram para esta etapa, seguindo critérios técnicos que descartam plantas com baixa produtividade, poucos perfilhos e suscetibilidade a doenças como carvão e escaldadura.
O engenheiro agrônomo responsável pelo Departamento Técnico da Assovale, Fábio Broggi, explica que o trabalho de seleção é fundamental para identificar materiais mais produtivos e resistentes, adequados às condições da região.
"Nosso objetivo é garantir que os produtores tenham acesso a variedades que ofereçam produtividade e longevidade, mesmo diante das variações de clima e manejo", afirma.
Além disso, foram implantados quatro ensaios regionais, nos quais os novos materiais competem com variedades amplamente cultivadas, como RB86-7515, CTC 4, IAC97-4039, CTC 9002 e IACCTC07-8008. Após quatro anos de avaliação, será possível apresentar novas variedades desenvolvidas na própria região.
Ascom Assovale