top of page

Assovale faz visita técnica para conhecer o processo de certificação Bonsucro

  • comunicacaoassoval
  • 24 de fev.
  • 2 min de leitura

Equipe da Assovale e Uisa na Socicana.
Equipe da Assovale e Uisa na Socicana.

Em uma iniciativa para alinhar-se às exigências de sustentabilidade do mercado, representantes da Assovale fizeram na última semana (18/02) uma visita à Socicana – Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba para conhecer o processo de implementação da certificação Bonsucro


O grupo, formado pelo presidente da Assovale, Normando Corral, vice-presidente, Ricardo Magnani, engenheiro de segurança do trabalho, Clair Batista, e o coordenador de sustentabilidade da Uisa, Luiz Carlos Machado, foi recebido por Renato Fernandes Machado, coordenador agronômico de sustentabilidade da Socicana.


A certificação Bonsucro é um padrão internacional que atesta a sustentabilidade na produção da cana-de-açúcar, garantindo conformidade com legislações ambientais, trabalhistas e sociais. Seu objetivo é assegurar que toda a cadeia produtiva atue de forma responsável, promovendo eficiência, redução de impacto ambiental e respeito às comunidades envolvidas.


“O objetivo da nossa visita foi entender como a Socicana implementou o processo de certificação e utilizar o modelo como referência para a Assovale, que está se preparando para obter a certificação Bonsucro. Estamos sempre em busca de inovação e adaptação às novas exigências do setor”, afirmou o presidente da Assovale, Normado Corral.


Segundo o engenheiro Clair Batista, esse é um passo fundamental para atender às demandas da Uisa, indústria que faz a moagem da cana-de-açúcar dos fornecedores associados. “Os clientes da usina exigem que toda a cana utilizada na fabricação do açúcar e etanol tenha a certificação da Bonsucro, tanto da cana própria quanto dos fornecedores da Assovale. Além disso, as instituições financeiras vinculam suas linhas de crédito à certificação da matéria-prima”, explicou Batista.


“Melhorar nossas práticas é importante para garantir competitividade e atender às demandas do mercado. Nossa visita à Socicana foi importante para trocarmos experiências e aplicarmos as melhores práticas", acrescentou o vice-presidente, Ricardo Magnani.


Com o suporte da Uisa, o processo de certificação da associação envolverá todas as etapas produtivas, incluindo aspectos ambientais, trabalhistas e previdenciários. Na próxima semana, a equipe irá se reunir com representantes da usina para definir o planejamento das etapas, preparando os fornecedores para as auditorias que ocorrerão no segundo semestre deste ano, previstas para outubro ou novembro.


Ascom Assovale

 
 
bottom of page