Linha do tempo
-
Reconhecimento da Assovale no Programa de Melhoramento de Cana-de-Açúcar como unidade produtora que contém maior porcentagem de área cultivada com variedades IAC safra 2023/2024 no estado de Mato Grosso.
-
Premiação de fornecedores da Assovale que tiveram destaque na produção e nos critérios ambientais, sociais e de governança estabelecidos no Programa Nossa Cana, desenvolvido pela UISA em 2023.
-
Elaboração da Cartilha Cana Legal, cujo objetivo é apresentar as principais obrigações sobre segurança, saúde e meio ambiente relacionadas às atividades de produção de cana-de-açúcar e possibilitar melhores condições de trabalho aos colaboradores, gerando menos riscos ao meio ambiente e evitando passivos trabalhistas ambientais.
-
Participação da Assovale no primeiro Cana Summit promovido pela Orplana em Brasília, onde estavam reunidas todas as associações de fornecedores de cana do Brasil.
-
-
Reconhecimento do Programa Cana IAC - área cultivada com variedades IAC safra 2023/2024. A Assovale foi a primeira colocada em market share nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
-
Elaboração e distribuição da Cartilha Prevenção a Incêndios no Canavial, cujo objetivo é orientar os fornecedores e seus funcionários sobre os cuidados necessários para prevenção e combate a incêndios nos canaviais.
-
Ano em que as auditorias do programa Nossa Cana, da UISA, serviram de base para a usina remunerar os fornecedores de cana da Assovale por meio dos créditos de carbono. Os fornecedores que participaram das auditorias representam 65% da cana fornecida para a usina, dos quais 38% tiveram avaliação acima de 80 pontos e 62% entre 60 e 80 pontos. Conforme as notas e as áreas elegíveis, os fornecedores receberam os créditos de descarbonização (CBIOs).
-
-
Eleição da nova diretoria presidida pelo produtor rural Normando Corral até 2024.
-
Parceria entre a Assovale, Sindicato Rural de Barra do Bugres e SENAR MT para programação e realização de treinamentos no período da entressafra.
-
-
Parceria da Assovale com o Instituto Agronômico de Campinas (IAC) - Programa de Melhoramento Genético de Cana-de-Açúcar. Período de investimento de alguns fornecedores em melhoramento genético em parceria com o instituto.
-
Início do plantio das variedades IAC adaptadas ao clima e região de Mato Grosso, nas áreas de alguns fornecedores associados da Assovale.
-
Início do programa Nossa Cana da UISA, com o objetivo de auditar as propriedades agrícolas dos fornecedores da Assovale para verificar adequações ambientais, sociais e de governança. A Assovale participa com orientação e acompanhamento das auditorias.
-
Parceria entre a Assovale, Sindicato Rural de Tangará da Serra e SENAR MT para programação e realização de treinamentos no período da entressafra.
-
-
Restabelecimento da parceria da Assovale com Instituto Agronômico de Campinas (IAC) para o manejo agrícola de cana-de-açúcar. Orientações técnicas sobre manejo, práticas agrícolas, adubação, pragas e colheita.
-
Nova diretoria eleita, presidida pelo produtor Ricardo Magnani 2019/2022.
-
-
Parceria entre a Assovale e a empresa Logtrac para gestão de frotas e caminhões canavieiros.
-
Aquisição de um quadriciclo para avaliar fertilidade de talhões dos fornecedores.
-
-
Ano em que o mercado sucroenergético brasileiro estava mais favorável, com melhoria de preço da cana e no fluxo dos recebimentos, o que contribuiu para uma nova curva de crescimento da atividade para os fornecedores da Assovale.
-
Nova diretoria eleita, presidida pelo produtor rural João Bosco 2017/2018.
-
-
Por uma conjunção de fatores, como inexperiência de alguns associados, período de seca, crise na produção de açúcar, redução substancial do valor da cana e inadimplência no recebimento das entregas por parte da usina, a produção e o número de associados reduziram substancialmente. Em 2016, a entidade passou a ter 32 associados e a entrega da cana diminuiu para 1,36 milhão de toneladas.
-
-
Gradativamente, a Assovale conseguiu retirar as demais cobranças de taxas na entrega da cana-de-açúcar para a usina Itamarati. Neste ano, foi eliminado o desconto de 4% que a usina aplicava na entrega da cana pelos fornecedores. Uma conquista importante para os associados.
-
-
O período de 2009 a 2016 foi extremamente difícil para o setor sucroenergético brasileiro. Por uma série de problemas conjunturais de mercado houve redução da produção da usina Itamarati e isso impactou negativamente os fornecedores da Assovale.
-
-
Período em que novos fornecedores ingressaram na atividade produtiva. Neste ano, a Assovale passou a ter 58 associados, com um total de 26.000 hectares de cana-de-açúcar plantada, com entrega de 2 milhões de toneladas na safra.
-
-
Início das colheitas mecanizadas pelos fornecedores de cana da Assovale.
-
-
Eleição da nova diretoria que passou a ser presidida pelo produtor rural Ricardo Magnani até 2010.
-
-
Início da primeira parceria da Assovale com o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), de Ribeirão Preto, para orientações sobre colheita, manejo do canavial, boas práticas agrícolas, adubação e pragas.
-
-
Com a atuação da Assovale foi retirada a cobrança de 5% do Consecana, reduzindo o custo da taxa de entrega da cana-de-açúcar pelos fornecedores, permanecendo apenas os 4% descontados na entrega da cana para a usina Itamarati.
-
-
Ano de criação da Assovale, com a participação de 16 fornecedores que, juntos, produziram cerca de 470.000 toneladas de cana-de-açúcar em uma área de 6.017 hectares. O objetivo da criação da associação foi possibilitar uma relação única entre os fornecedores e a usina Itamarati, assim como a coordenação da produção e fornecimento de cana.
-
O produtor rural Normando Corral assumiu a primeira gestão da entidade, de 2002 até 2006.
-