top of page

Nossa história

No dia 22 de maio de 2002 foi fundada a Assovale - Associação dos Fornecedores de Cana do Vale do Rio Paraguai para defender os direitos e interesses dos associados, promover o cultivo de cana-de-açúcar e facilitar o fornecimento e expansão das lavouras de cana nos municípios de Denise, Barra do Bugres, Nova Olímpia e Tangará da Serra. A reunião de fundação aconteceu no auditório da Usina Itamarati, localizada na fazenda Guanabara, do município de Nova Olímpia, em Mato Grosso.

 

Inicialmente, a associação era composta por 16 fornecedores que, juntos, produziam 470.000 toneladas de cana. A assembleia de fundação foi coordenada pelo produtor rural Normando Corral que reuniu os fornecedores para votar a formação da associação. Em comum acordo, foi decidido que a entidade incluiria apenas os fornecedores de cana da Usina Itamarati.

A Usina Itamarati, que a princípio produzia apenas álcool, com o passar dos anos, desenvolvimento do setor e programas de incentivo do governo federal, diversificou a produção e incluiu açúcar e energia, transformando-se atualmente na Biorrefinaria UISA.

 

Desde sua fundação, a Assovale estabeleceu uma relação institucional com a usina, conseguindo atrair novos fornecedores e aumentar significativamente a produção de cana-de-açúcar. Em 2008, havia 58 associados cultivando 26.000 hectares de cana, com uma entrega total de 2 milhões de toneladas. No entanto, entre 2009 e 2016, a associação enfrentou diversos desafios, incluindo seca, crises no valor da cana e inadimplência da usina, o que resultou na redução da quantidade de associados para 32 e, consequentemente, o volume de produção e entrega para a biorrefinaria também diminuiu para 1,36 milhão de toneladas.

 

A partir de 2017, a situação melhorou com a recuperação dos preços da cana e a regularização dos pagamentos, iniciando uma nova fase de crescimento na história da Assovale. Atualmente, a entidade conta com 43 fornecedores, muitos dos quais são filhos dos produtores originais e que, juntos, produzem uma média de 2,1 milhões de toneladas de cana, o que corresponde a 38% da moagem total da Biorrefinaria UISA.

 

A governança da associação é estruturada por uma diretoria eleita com seis membros (Presidente, Vice-Presidente, 1º e 2º Secretários, 1º e 2º Tesoureiros) e um Conselho Fiscal com seis representantes (três efetivos e três suplentes).

 

A equipe técnica inclui um gerente administrativo, um agrônomo, um topógrafo, um engenheiro de segurança, assessoria jurídica e assessoria de comunicação.

 

Desde sua criação, a Assovale oferece assistência técnica agronômica, levantamentos topográficos e suporte nas questões trabalhistas e de segurança. Além disso, trabalha nas negociações de contratos de fornecimento de cana para a biorrefinaria, garantindo segurança e equilíbrio entre os fornecedores e a usina.

 

A associação se mantém atualizada com as novas tecnologias e inovações no setor de cana-de-açúcar. Com regularidade, apresenta aos associados as melhores práticas e tecnologias disponíveis por meio de treinamentos, palestras e dias de campo. Cada fornecedor adere às inovações de forma individual, conforme suas necessidades e capacidades.

A força da Assovale reside na união e comprometimento dos seus membros em promover o desenvolvimento contínuo da atividade canavieira. Para o futuro, a associação está preparada para contribuir com as oportunidades do setor, com foco em inovação, sustentabilidade e apoio aos produtores. A entidade seguirá fortalecendo o crescimento do setor sucroalcooleiro de Mato Grosso.

Diretoria 2025/2026

A diretoria da Associação dos Fornecedores de Cana do Vale do Rio Paraguai (Assovale) desempenha um papel fundamental na liderança e gestão da entidade, assegurando que seus objetivos sejam alcançados de maneira eficaz e em conformidade com os princípios da associação.

Presidente
Normando Corral

Vice-presidente
Ricardo Magnani

1º Tesoureiro
Rogério Romanini

2º Tesoureiro
Altair Nodari Junior

1º Secretário
Patrícia Andressa Nodari Flores

2º Secretário
Renato Nascimbeni

Conselho Fiscal

1º Membro Efetivo
Natália Cunha Rodrigues Nodari

2º Membro Efetivo
Telmo Luiz Barbosa de Souza

3º Membro Efetivo
Antonio Lourenço Bica Neto

1º Membro Suplente
Marcelo Henrique Monteiro

2º Membro Suplente
Luiz Carlos Brogio Júnior

3º Membro SuplenteCelso Bertoldo

Equipe

Departamento Administrativo
Gilvan Martins da Silva

Auxiliar Administrativo
 Mariadelma Lima
de Abreu

Departamento
Técnico

Fábio Broggi

Sustentabilidade e Segurança do Trabalho
 Clair Batista da Silva

Departamento Topografia
 Vilson Becker

Supervisão
de Campo

Francisco Gomes Dulino

Controlador de Pátio
Egleison Alves Ferreira

Controlador de Pátio
 Joel Elias dos Santos

Controlador de Pátio
Julio Cesar Guedes
de Souza

Controlador de Pátio
 Vitor Elias Gaspar
dos Santos

Assessoria Jurídica
Cléber Ravazzi Calixto da Silva

Assessoria de Comunicação
Camila Tardin 

Engenheiro Agrônomo
Maickon Tieno Almeida

Estatuto da Assovale

Segundo o Estatuto da Assovale, os objetivos principais da entidade incluem:

 

1. Reunir os fornecedores de cana-de-açúcar do médio norte de Mato Grosso.

2. Promover a defesa dos direitos, interesses e aspirações dos associados.

3. Incentivar e proteger as atividades relacionadas ao cultivo da cana-de-açúcar, visando amparar e facilitar o fornecimento, a expansão e a modernização da lavoura.

4. Representar os associados e manter relações de cooperação com outras associações e entidades de classe, participando e/ou filiando-se às entidades representativas do setor.

5. Facilitar aos associados a obtenção de produtos, materiais e/ou insumos destinados às lavouras.

6. Instalar e manter um departamento de Assistência Técnica Agronômica e de Fiscalização dos procedimentos de análise, amostragem, pesagem e cálculos analíticos das entregas de cana de seus associados.

bottom of page